13 de mar de 2024

Plano de marketing para e-commerce: como montar um do zero

Plano de marketing para e-commerce: como montar um do zero

Possivelmente você já leu em diversos lugares que todo e-commerce precisa de um plano de marketing, mas como fazer um, passo a passo, não é fácil de se encontrar, ainda mais, proposto por especialistas na área. Para facilitar suas ações e te ajudar a conquistar as metas de vendas, a Enviou produziu esse conteúdo para que o marketing da sua loja virtual entre em uma fase com resultados positivos e retornos cada vez mais efetivos. 

Por que devo ter um plano de marketing para e-commerce? 

Ter um plano de marketing auxilia a planejar as ações, reavaliar as estratégias e entender quais serão os melhores processos, de acordo com o seu público. Ao saber o que fazer e seguir os passos do plano reduz as chances de erros, provoca uma melhor análise de resultados e até mesmo indica a necessidade de reavaliação de estratégias. 

Outro ponto indiscutível é estar sempre presente junto ao seu público, já que, ao contrário das lojas físicas, o comércio eletrônico precisa ir atrás dos clientes, retê-lo e fidelizá-los. E para isso, você precisa contar com o marketing por questão de sobrevivência do negócio. 

 

Como montar um plano de marketing do zero para seu e-commerce

 

1 - O que você espera ao implementar um plano de marketing 

 

Trace objetivos muito bem pontuados sobre o que você espera do seu plano de marketing. Conhecer seu público-alvo? Vender mais? Reforçar sua marca como a mais completa ou melhor do mercado? Destacar o prazo de entrega que é menor que os concorrentes? Saber o porquê você está fazendo esse plano e não apenas para cumprir processos, melhora muito a desenvolver ações mais assertivas e com menos chances de erros. 

 

2 - Faça um mapeamento das suas personas 

Quem compra de hoje, quando, quais produtos e por quais canais… tudo isso precisa ser mapeado com detalhes. Existem empresas que fazem esse mapeamento, assim como profissionais especialistas em marketing que atuam como freelancers, mas o próprio time interno da loja virtual pode fazer.

Se você ainda não sabe o que é persona, anote aí: é o cliente ideal para a sua loja virtual. A primeira ação é levantar quais informações o time de vendas têm para entender o que precisa ser levantado. Uma tarefa simples é disparar um e-mail marketing com um questionário para uma base de clientes. Pode ser no Google Forms mesmo, pois com essa ferramenta, as respostas são compiladas automaticamente. Dispare um teste para uma base pequena e se o retorno for satisfatório, envie para os demais. 

Algumas perguntas que você pode fazer são: 

  • Dados pessoais: idade/gênero/profissão/cidade/estado
  • Dados socioeconômicos: faixa salarial / escolaridade
  • Dados estratégicos: como acessa a internet / em qual horário / por quanto tempo por dia / por onde essa pessoa se informa - site de notícias, tv, redes sociais / como ficou sabendo da loja 

Caso você tenha um fôlego maior, agende um bate papo com os clientes mais antigos para perguntas mais profunda como: 

  • Por que você escolheu nosso site;
  • Qual a diferença que o produto faz na sua vida;
  • Hábitos e rotina;
  • Como descobriu a loja virtual;
  • Canais de comunicação por onde se informa. 

 

3 - Invista em canais onde seu público está 

Tudo bem você fazer testes, mas se você está com verba curta para investimentos em marketing, foque direto naquilo que trará um resultado mais efetivo. Se o seu público aponta que o e-mail é a melhor ferramenta para saber de promoções e novos produtos, ataque diretamente com essa frente. 

O modo de consumir e de se comunicar mudou muito nos últimos 10 anos. E quem trabalha com e-commerce precisa acompanhar esse movimento e estar por dentro das novidades e do comportamento do consumidor em geral, daqueles que compram especificamente pela internet e dos que são clientes da loja virtual. Hoje temos diversos canais de baixo investimento, quando comparamos com 15 anos atrás, quando as redes sociais ainda engatinhavam e a mídia tradicional (tv, rádio, jornais e revistas) era fonte de informação, seja via imprensa, seja anúncios. Haviam também as campanhas visuais como outdoors, letreiros e compra de espaços públicos que ainda existem, mas fica bem restrito a grandes marcas devido ao alto valor de investimento. 

Com a popularização da internet, o perfil do consumidor foi mudando e ainda, as novas gerações que já nasceram com essa tecnologia funcionando e com amplo uso no Brasil, moldaram um novo formato de consumo, ou seja, ter mapeado seu público, vai te ajudar muito a atingir públicos de várias idades e gerações. 

Para exemplificar, a pesquisa E-commerce Trends 2024 aponta que 54% das pessoas que participaram, indicaram que pretendem aumentar as compras pela internet nos 12 meses seguintes à aplicação da pesquisa. Desse recorte 71% realizam as compras pelo smartphone, inclusive, 65% desse público fazem pesquisas sobre o produto ou serviço antes de efetivar o pagamento. 

Ou seja, a sua loja virtual precisa estar presente em diversos canais, além do seu site. Mesmo que você não venda diretamente pelas redes sociais, tenha perfis e mantenha-os atualizados com os novos produtos, como funciona, tutoriais, depoimento de clientes, bastidores do site. E não deixe de ter na bio o link do site e manter as informações atualizadas. 

 

4 - Defina como o plano será aplicado 

Entre as estratégias com mais resultado de vendas no e-commerce está o e-mail marketing. Não tem como excluir esse meio que é efetivo, prático, fácil de ser executado, e o melhor: tem realmente resultados. 

Quando se escolhe o e-mail marketing como uma das ferramentas do seu plano, o ideal é planejar um calendário de envios periódicos. Com o tempo, ao mensurar a taxa de abertura, vendas e adesão, você pode ir redesenhando a estratégia. Em algumas datas, você pode até potencializar a sua campanha, de acordo com seu nicho de mercado, como Dia das Mães, das Crianças, Dia do Consumidor, Black Friday, entre outros. 

Se você não sabe como e por onde começar, o ideal é aderir a uma plataforma de ferramentas de marketing. E a Enviou, que é desenvolvida para atender as demandas do e-commerce brasileiro, disponibiliza diversos modelos pré-prontos que podem ser personalizados com sua marca, além de fazer integração com produtos da loja. A pessoa que estará responsável pelas campanhas não precisa ser nenhum especialista em ferramentas de tecnologia, já que o uso da Enviou é fácil e intuitivo, sem contar que você acompanha os resultados em tempo real como: taxa de abertura de e-mails, taxa de cliques nos links dos e-mails, além, claro, da taxa de vendas. 

Saiba mais como funciona e aumente em 35% a conversão da sua loja virtual com o e-mail marketing da Enviou.

Outras ferramentas que você pode inserir no seu plano de marketing são: 

  • Recuperação de carrinhos; 
  • Cobrança de boletos; 
  • Atendimento pós-venda; 
  • Cashbacks e descontos progressivos. 

 

5 - Como tudo na vida, acompanhe, monitore e mensure os resultados 

Você só saberá se o seu plano de marketing para e-commerce está sendo efetivo se avaliar os resultados. Caso as vendas ou o objetivo esteja abaixo das expectativas, faça um replanejamento. No marketing, existe uma tática que se chama teste A/B para isso mesmo. Você elabora duas estratégias para uma mesma ação e executa a que traz mais resultados.

Para isso, ter uma plataforma como a Enviou poupa seu tempo e traz resultados objetivos e reais, sem margens de erro. A cereja do bolo é que você pode analisar as métricas no mesmo dia que a ação é executada, já que a atualização do relatório é em tempo real. Com isso, você evita perda de tempo e tem condições de redirecionar as campanhas, caso o resultado esteja abaixo do esperado. 

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