24 de mar de 2018

O que é e-mail marketing?

O que é e-mail marketing?

O que é e como funciona o e-mail marketing!

O e-mail marketing é uma das formas mais baratas para gerar vendas para uma loja virtual, isso porque uma vez autorizado, você pode enviar a essa pessoas as novidades e promoções quando você quiser, o motivo é que o e-mail é utilizado para vários tipos de comunicação e quando uma pessoa se cadastra em alguma loja é porque ela quer receber novidades, promoções e conteúdo da marca. Porém é preciso saber trabalhar com e-mail para que tudo funcione como o previsto.

1 - Tenha permissão para enviar.

Não existe jeito fácil de construir uma base de dados que dê resultado e não é do dia para noite, é preciso fazer campanhas em outros canais como redes sociais, blogs e outros canais com objetivo de captar o e-mail e a permissão das pessoas para enviar e-mail para elas. Não caia na tentação de resultados rápidos com compra de base de dados e envio de spam. Isso nunca funciona e sempre gera muitos problemas para quem faz esse tipo de mau uso.

 

2 - O que enviar?

Existem muitas opções de conteúdo para se enviar às pessoas. Separei as que são mais utilizadas em e-commerce:

1 - Envio de produtos recém chegados

2 - E-mails de recuperação de carrinho.

3 - E-mails de feliz aniversário

4 - Promoções em datas comerciais

5 - Cupons de descontos com incentivo a primeira compra ou re-compras.

 

3 - Como enviar?

Por muito tempo o envio era uma coisa complexa que dava muita dor de cabeça para quem manuseava. Hoje há muitas opções de ferramentas, cada uma com suas especialidades, grande parte delas possuem integrações com a loja virtual e não necessitam de conhecimentos técnicos para enviar e ter resultados. Entretanto é preciso tomar cuidado na hora de contratar uma empresa com esse propósito. Separamos alguns pontos importantes para se analisar.

1 - Ferramenta tem que ser simples de utilizar, sem necessidade de um profissional caro para manusear.

2 - É importante ter integração com a loja virtual, pois irá reduzir o tempo e o custo de criação.

3 - Precisa ter estrutura de servidores certificada e preparada para envio de e-mail em massa.

4 - Caso não seja uma pessoa experiente, veja se tem suporte técnico eficiente, muitas ferramentas internacionais, tem suporte em inglês.

 

4 - O que esperar dos resultados.

O e-mail marketing pode representar de 10% a 30% das vendas de uma loja virtual, mas também não se pode esperar que esse resultado seja do dia para noite. É preciso fazer um planejamento com data e conteúdo relevante para os usuários que estão esperando receber seus e-mails, veja os pontos importantes para analisar e otimizar os resultados.

1 - Compare os dias e hora da semana que as pessoas mais interagem com os envios.

2 - Analise os produtos e links que estão sendo mais clicados no e-mail.

3 - Compare histórico de aberturas, cliques e vendas com promoções enviadas anteriormente. Para concluir, o e-mail marketing pode ser trabalhado de diversas formas, cabe ao empreendedor compreender a mídia e dar importância para que ela seja uma grande fonte de receita para seu negocio.