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Tecnologia | 24 de março de 2018
Como reduzir os boletos não pagos!

Comandar um e-commerce exige estratégia, esforço e mão na massa. Há tempos caiu por terra a ideia de que basta criar um site, colocar lá os produtos que se quer vender e esperar os clientes aparecerem. É preciso planejamento e estratégia antes do início das atividades, durante e também no pós-vendas.

Falando especificamente sobre o processo de vendas, é importante que os lojistas acompanhem de perto todos os processos. De acordo com um levantamento feito pela equipe do ENVIOU, suíte de ferramentas para ajudar as lojas online a vender mais, conjugando soluções para relacionamento com o cliente e recuperação de vendas, cerca de 50% dos consumidores optam por efetuar os pagamentos das compras realizada pela internet utilizando a modalidade boleto bancário. 60% dos clientes que escolhem essa opção, no entanto, acabam se esquecendo de efetuar o pagamento, consequentemente, a venda não é concretizada.

Mais assustador ainda é outro dado verificado pela equipe do Enviou junto às plataformas de e-commerce parceiras. Foi constatado que são mais de R$ 100 milhões em boletos não pagos em apenas um mês, o que leva as lojas a perderem mais de R$ 1 bilhão em vendas em um período de um ano.

Justamente por enxergar esse problema e para auxiliar os e-commerces a tentar reverter o quadro, o Enviou desenvolveu uma ferramenta que tem por objetivo auxiliar os lojistas online a diminuir o índice de não pagamento de boletos. A ideia da startup resultou na criação do “Recuperador de Boletos”, que funciona de forma automatizada, de acordo com a programação feita pelo próprio lojista. Na plataforma, lançada em novembro de 2017, é possível escolher de que maneiras o cliente será “lembrado” do boleto em aberto – por SMS ou e-mail -, a partir de quanto tempo, depois de confirmada a compra, o primeiro lembrete será enviado, quantas vezes ele será acionado, além de propor a possibilidade de troca do meio de pagamento, por exemplo, substituindo aquele boleto por cartão de crédito.

Também há nas comunicações um link que leva o cliente diretamente ao seu boleto em aberto a fim de que ele tenha facilidade para efetuar o pagamento. Além disso, Felipe Rodrigues, sócio-fundador do ENVIOU, aponta que a ferramenta ainda mostra aos lojistas quantas compras foram realizadas com escolha do pagamento via boletose quantos deles foram, efetivamente, pagos.

“A operação é semelhante a que já temos em atividade pelo Recuperador de Carrinhos Abandonados. Tudo muito simples e de fácil manuseio para que o lojista possa utilizar a ferramenta com poucos cliques”, explica Rodrigues. Com mais de 100 lojas utilizando o Recuperador de Boletos no período de quase 3 meses – a ferramenta foi lançada no último mês de novembro - o ENVIOU comemora o índice de reversão nas vendas que teoricamente já estavam perdidas. “Estamos conseguindo recuperar, com a ferramenta, cerca de 20% dos boletos que não seriam pagos”, conta o executivo.

O ticket médio dos boletos não pagos, que foram resgatados pelo Recuperador de Boletos do ENVIOU varia entre R$ 70,00 e R$ 200,00. A maior parte das lojas que utilizam hoje a ferramenta vem do setor de vestuário.

“Acreditamos que a ferramenta será um sucesso, assim como o Recuperador de Carrinhos Abandonados, com o qual, em menos de três anos de operação, já recuperamos mais de R$ 50 milhões para as lojas que atendemos. Essas vendas provavelmente seriam perdidas, mas conseguimos reverter o cenário. Queremos ajudá-los também com os boletos e diminuir, cada vez mais, as chances de desistência da compra por parte do consumidor sem que a intervenção seja encarada como um problema, mas como um lembrete simpático para estreitar ainda mais o relacionamento entre as partes”, finaliza o executivo.

Case de Sucesso

Um dos e-commerces que vem utilizando e obtendo resultados interessantes com o Recuperador de Boletos é a H20 Purificadores, que se dedica à venda de purificadores de água, filtros e refis, além de acessórios relacionados a esse nicho de produtos. Com aproximadamente três meses de uso da ferramenta de recuperaçãode boletos não pagos, a H2O Purificadores vem registrando taxas de sucesso de aproximadamente 10%.

A empresa também faz uso do Recuperador de Carrinhos do Enviou. De acordo com Edielson Gones da Silva, que comanda a H2O Purificadores, mensalmente, cerca de 59% dos produtos que iam para carrinhos de compras em sua loja acabavam abandonados. Ele diz não ver mais sua operação funcionando sem um serviço como o da Enviou. “Fazemos um esforço muito grande para levar o consumidor à nossa loja, por isso, é importante investir para que ele realmente compre”, avalia. Após a contratação do Enviou, a H20 Purificadores passou a reverter cerca de 10% a 20% dos carrinhos abandonados, um retorno interessantíssimo para o negócio.

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